quinta-feira, 28 de maio de 2009

Coaching - O que é ?


Escreveu Hermann Hesse:

“Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo.

Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma.

Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.

Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”

 

A essência do Coaching é um processo que dá suporte, estimula e motiva o Coachee (cliente) a avançar em direção àquilo que deseja e quer tornar-se.

O processo de Coaching visa propiciar que o cliente possa extrair o melhor de si, aprender e desenvolver-se em direção a seus objetivos propostos.

O processo de Coaching eleva e aguça a consciência, explora alternativas, capacita à escolhas consequentes e dá suporte à mudanças. O Coaching revela o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. “Mais que lhe ensinar, o Coaching ajuda-a a aprender.”

 Coaching é uma parceria entre o Coach e o cliente. O Coach juntamente com o Coachee são responsáveis pelo desenvolvimento do processo de Coaching. Por outro lado, cabe somente ao Coachee a responsabilidade pelos resultados, cabendo a ele a implementação das ações em direção às suas metas e objetivos traçados.

O processo de coaching pode abrir a possibilidade para o Coachee tratar abertamente as suas dúvidas, questionamentos, desconfortos, etc., em qualquer esfera de suas relações, mas que poucos à sua volta têm a proximidade que propicie a ele o espaço que estimule e dê suporte à reflexão, exploração de alternativas viáveis e tomada de decisão.

O Coaching, adicionalmente, poderá ensejar a oportunidade para que o  Coachee tome consciência de seus comportamentos em relação a subordinados, pares, cônjuge, e outros; que de outra forma dificilmente afloram de maneira produtiva e fora de conflitos velados ou abertos, dando ao Coachee a possibilidade de mudanças positivas em suas relações.

 “Tradicionalmente, o Coaching tem sido associado ao esporte. Todo atleta de ponta tem um Coach, ou treinador. Nos últimos anos, tornou-se possível aplicar o Coaching a qualquer área, nos negócios e em todos os aspectos da vida, assim como no esporte. Agora, é bastante normal que alguém procure um Coach para ajudá-lo a alcançar suas metas, na vida e no trabalho.”

 Hoje mais do que nunca, os gestores necessitam de uma clareira, onde possam tomar fôlego, entrar em contato consigo mesmos, olhar para a sua performance, fazer escolhas não açodados pela tirania da urgência; enfim um espaço para decidir, baseados no SER e não no agir frenético que caracteriza o ambiente onde ele normalmente opera.

O Coachee espera poder contar com um parceiro leal, confiável, experiente e empenhado no sucesso dele.

O Coach não necessita ser um especialista na área de trabalho de seu cliente.


Um comentário:

Claudio Pavanini disse...

Adoro quando você fala sobre esta clareira que precisamos para um mergulho interior. Abraços.